terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A virtude da pureza



* Encanto e formosura *


    É puro o lírio, pura a açucena porque são brancos, sem mancha alguma. É pura uma moça que tem a alma branca e o corpo sem mácula. Ser pura é não admitir profanações no corpo, templo santo de Deus. "Não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós, que o tendes de Deus e não sois vossos? O templo de Deus é Santo e vós sois esse templo. Vós sois o templo de Deus vivo". (S. Paulo)
    As almas virgens são as delícias de Jesus. Enquanto viveu na terra, quem foram os Seus prediletos? Os puros: S. João Evangelista, S. José e a Virgem Santíssima, Sua Mãe Imaculada. No Céu Está rodeado de um coro de virgens que Lhe cantam um hino que ninguém mais pode cantar. E tu, não queres guardar o teu coração puro para dar gosto a Jesus? Não queres ser amada pelo melhor dos amigos? Não queres gozar da ternura especial que A Mãe de Deus reserva para as almas puras? Não queres ser venerada pelos próprios homens, que no fim das contas, desprezam a leviandade e a impureza?
    A castidade será a tua alegria. Dar-te-há sossego e paz. O teu coração sentir-se-há satisfeito. No teu rosto brilhará a candura e a felicidade. Serás um anjo, feliz neste mundo e feliz, sobretudo no outro. É a promessa de Jesus: "Bem aventurados os limpos de coração porque verão a Deus".
    E a impureza, que dá? A ruína do corpo e a ruína da alma: remorso, vergonha, desonra, e, quantas vezes, a doença, a morte e o inferno.
    "A maior parte das almas vai para o inferno por pecados impuros. Não duvido até afirmar que todos os que se condenam vão para o inferno ou só por este pecado ou pelo menos com este pecado também". (S. Afonso Maria de Ligório)
    Queres ser pura? Com a graça de Deus podes sê-la. Basta querer e lutar.
   As tentações são muitas? É verdade. Mas a graça dar-te-há força para combater, resistir e vencer. Oxalá não tenha havido manchas na tua vida. Se alguma coisa tiveres a reparar, é sempre tempo de lhe por remédio generoso e enérgico.
   Olha para teu futuro. Virás a ser um dia mãe de família? O melhor presente que podes levar para esse estado é a tua inocência. Terás uma vocação mais alta: a virgindade consagrada a Deus na vida religiosa ou mesmo no mundo? Exulta de alegria... O teu Céu começou já na terra. 
   Para seres pura, põe em prática estes conselhos:

* O caminho *

   1- Recato e modéstia, mesmo quando te encontrares só. Deus vê tudo, o Anjo da Guarda está sempre presente. As modas livres... Quantas tentações e ruínas elas causam! Julgas que és uma moça interessante e moderna sujeitando-se a essas modas? Dizia Jacinta: "Hão de vir umas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor".
   Não guardas a decência no vestir? Estás a caminho de perder a pureza. Mesmo nas praias, nunca te será lícito usar trajes indecorosos.
   2- Não cultives namoros por passatempo, vaidade ou sensualidade. Não vê que estás à beira dum precipício e que podes manchar o coração?
   3- Escândalo. Ai de ti se com maneiras imodestas de vestir ou outras leviandades arrastares alguém para o mal! S. Paulo ameaça: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus destrui-lo-á a ele, porque é santo o templo de Deus que sois vós".
   4- Tem cuidado com as leituras. Se causam grave perigo à tua alma, deixa-as. Vença a curiosidade por amor a Jesus. Tem cautela com as revistas e outras ilustrações. Foge do mau cinema. O filme que julgavas bom perturba-te? Fecha os olhos. E se o escândalo for grande, por que não sais da sala? Pensas que és a única a proceder assim? Se soubesses quantos jovens de caráter o fazem para guarda da sua pureza!
  5- Nunca fales de coisas perigosas. Começaram os outros? Retira-te, muda com habilidade a conversa ou pelo menos, mantém-te em silêncio.
  6- Afasta os maus pensamentos. Acometem-te muitas vezes? Não te admires. Assim sucedem com outras pessoas, ainda as mais santas. Não há nisso pecado nenhum. O pecado está na deleitação consentida, na demora maliciosa. Acode ao Coração de Jesus ou a Nossa Senhora com uma breve oração. Não percas a paz. Em geral, o melhor será procurar distrair-te com outra coisa, absorver a imaginação nalgum trabalho ou leitura proveitosa.
  7- Trabalho. Não devaneies. A moça é por sua natureza, sonhadora. Domina essa tendência e emprega bem o tempo. Não gaste em futilidades. Estuda, trabalha, ajuda em casa, ensina o catecismo, etc.
   8- Foge das ocasiões, bailes perigosos... danças imodestas... intimidade ou convivência com pessoas menos dignas... Foge como de pestes, das más companhias. Falas com algum rapaz? Muita cautela com o que dizes e com o que ouves. Conversas em lugares retirados, nenhuma moça que se quer manter pura, as pode admitir. Quantos perigos nessas ocasiões! Às vozes sedutoras do mal, responde com decisão e coragem: "Não!" Santa Inês era uma encantadora mocinha de 13 anos. Hoje é venerada em todo o mundo como mártir da pureza. Por quê? Porque antes se quis deixar matar que consentir numa infâmia. O mesmo fizeram Santa Maria Goretti e quantas outras mártires da pureza! Se te vires num momento desses, pede coragem a Jesus e responda decididamente: "Não, antes morrer que pecar!"
 
* Mais que tudo * 

   1- Sê muito devota do Coração Imaculado de Maria. Abriga-te bem à sombra do Seu Manto Virginal. Maria é a Mãe e a Protetora das almas puras. Pede-Lhe muito a graça da pureza. Que não passe nenhum dia sem rezares o terço em Sua honra. Sê também muito devota do Coração Santíssimo de Jesus "Fonte de toda a pureza".
   2-  Faz em honra de ambos os Sagrados Corações alguns sacrifícios. Resolve vestir-te sempre modestamente, sem exageros perturbadores; ocupar bem o tempo, fugir das más companhias. Poderás acrescentar também outras mortificações como as que faziam os pastorinhos de Fátima. O demônio da impureza só com oração e penitência se vence.
    3- Reza com frequência. Vem a tentação? Recorre logo a Nossa Senhora com uma breve jaculatória. "Ninguém pode resistir se não recorrer a Deus quando é tentado... Quem não se recomenda a Deus está perdido. A única defesa contra essas tentações é a oração. A castidade é uma virtude custosa. Não temos força para a guardar sem o auxílio de Deus. E Deus só concede esses auxílios a quem o pede. Quem o pede obtém-no certamente" (Santo Afonso).
    4- Confessa-te amiúde com muita humildade e contrição. Se não estás verdadeiramente arrependida, podes fazer uma confissão nula ou sacrílega. Sê sincera com o confessor. Não te envergonhes. Ele conhece bem as fraquezas da juventude. Com poucas palavras entende tudo.
   5- Comungue muitas vezes. O Corpo de Jesus é "O Pão dos Anjos" e o Seu Sangue é "vinho que gera virgens". Quando Jesus estiver no teu coração, pede-Lhe com fervor e confiança que não te deixe cair em tentação, que te faça muito pura.
   6- Acredita, a pureza é difícil, mas é tal o seu valor, o seu encanto, que vale a pena empregar todos os esforços para consegui-la. Maria Santíssima é tão boa, tão tua amiga, que te há de ajudar a lutar e vencer. Volta-te com muito amor e confiança para o Seu Coração Imaculado.

 * Orações *

    Repete-as muitas vezes, sobretudo nos momentos de perigo, depois da Comunhão ou entre as duas elevações da Santa Hóstia.
   1- Coração de Jesus, Fonte de toda a pureza, tende piedade de nós.
   2- Sagrados Corações de Jesus e Maria, eu Vos confio a pureza do meu coração.
   3- Ave Maria... Pela Vossa Imaculada Conceição, ó Maria, purificai o meu corpo e santificai a minha alma. (300 dias de indulg.)
   4- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. (300 dias de indulg.)
   5- Ó Coração Puríssimo de Maria, Virgem Santíssima, obtende-nos de Jesus a pureza e a humildade de coração. (300 dias de indulg.)
   6- Sagrado Coração de Jesus, sou muito fraca e sem a Vossa ajuda tornar-me-hei uma grande pecadora. Pelo Vosso Coração Vos suplico com todo o fervor da minha alma que me façais pura... Tende compaixão de mim, afastai para longe os perigos, não me deixeis cair em tentação, dai-me um amor apaixonado à castidade e um amor tão intenso por Vós, que me leve a combater sempre com generosidade e coragem. Criai em mim um coração limpo, um coração digno de Vos amar e de amar a Vossa e minha Mãe Imaculada. "Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós". (300 dias de indulg.)
   Querida moça, leia muitas vezes estes conselhos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, foi um folheto que eu baixei no blog "A grande guerra". Fiz algumas modificações para combinar melhor com o tempo atual, pois o folheto é de uma época em que não havia os modernismos de hoje.

      Excluir