segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sê puro!


*Alegria*

   Vale a pena ser puro, não te parece? A pureza é um tesouro. Dá-nos saúde, alegria, felicidade, o Céu. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Ser casto é não profanar o corpo, templo santo de Deus. “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós que o tendes de Deus e que não sois vossos? O templo de Deus é santo e vós sois esse templo, vós sois o templo de Deus vivo” (S. Paulo).
   A pureza é a mais bela virtude de um rapaz. És puro? Alegra-te: és um herói. Admiras um az do esporte ou um grande campeão? Se ele depois da vitória fraqueja pecando e tu resistes à tentação, o campeão és tu. Ele nem sequer é digno de te desapertar os cordões dos sapatos.
   E a impureza que dá? A ruína do corpo e a ruína da alma: remorso, desonra e quantas vezes a doença, a morte e o inferno: “A maior parte das almas vai para o inferno por pecados impuros. Não duvido até afirmar que todos os que se condenam vão para o inferno ou só por este pecado ou, pelo menos, com este pecado também” (S. Afonso Mª de Ligório). O impuro é um fruto podre, flor murcha, juventude estragada ao despontar da vida.
   Queres ser puro? Com a Graça de Deus podes sê-lo. Caíste uma vez, talvez até muitas vezes? Não desanimes! Mesmo assim podes ser casto.
   São inúmeros os rapazes que se corrigiram e agora vivem sem um único pecado mortal nesta matéria. O Céu está cheio de pecadores arrependidos.
   Para seres puro tens de querer, querer decididamente e lutar. Tentações hás de tê-las até à morte. A vida cristã ou a conversão não tiram as dificuldades nem as más inclinações. A Graça dá-nos a força de combater, resistir, vencer, não a de ficar sem tentações. Coragem! Mostrarás que és um homem de caráter, que queres verdadeiramente ser puro, se empregares os meios. São sobretudo estes:

*Caminho*

   1- Recato contigo? Sim, no vestir, despir, banhos e praias. Estás só? Deus vê tudo. E com os outros? Maior cautela ainda. O teu corpo é santo e o dos outros também.
   Ai de ti se fizesses pecar alguém, sobretudo um inocente. Estarias no numero dos escandalosos dos quais disse Jesus: “mais valia atarem-lhes uma pedra ao pescoço e atirarem-nos ao fundo do mar”.
   2- Cuidado com a vista. Não fixes o olhar no que te pode causar tentação. Não leias livros proibidos pela Igreja nem perigosos. Em qualquer leitura sentes tentações violentas, que não consegues vencer? Estás obrigado a deixá-la.
   Não frequentes maus cinemas. O filme que julgavas bom perturba-te? Fecha os olhos ou volta-os para o lado. E se o escândalo for grande, por que não sais?
   03- Nunca fales de coisas perigosas. Começaram os outros? Retira-te. Diz que estás com pressa, que tens de ir à tua vida, a jogar, a qualquer parte. Se não puderes, muda com habilidade a conversa ou, pelo menos, cala-te e não consintas internamente.
   Há problemas que te preocupam? Pergunta-os aos teus pais ou a um sacerdote. Mas não fales nunca dessas coisas com companheiros levianos.
   04- Afasta os maus pensamentos: Acometem-te muitas vezes? Não te admires. O mesmo acontece a tantos outros! Não há nisso pecado nenhum. O pecado está na deleitação consentida, na demora maliciosa. Acode ao Coração de Jesus ou a Nossa Senhora com uma breve oração. Depois distrai-te com qualquer coisa: jogos, trabalhos, leituras, conversas. Ainda que o pensamento te volte muitas vezes, se não consentires, não pecas.
   05- Evita as ocasiões: bailes perigosos... determinadas festas... intimidade ou convivência com certas pessoas... Foge como de peste das más companhias. Escolhe bem os teus amigos.
   06- O teu futuro... Virás a ser chefe de família? Para tão alta missão não te poderás preparar melhor que pela castidade perfeita. Respeita as moças como as tuas irmãs ou a tua mãe. Não andes com familiaridades ou brincadeiras levianas com elas. Nem te metas em namoros, antes de poderes pensar a sério no casamento.
   07- Vive uma vida enérgica, alegre, própria dum rapaz: trabalha, estuda, lê livros proveitosos, passeia, diverte-te honestamente e entrega-te ao apostolado. Não sejas um molengas sempre à busca de comodidades, ou um efeminado que só gosta de prazeres baixos e indignos.

*Mais que tudo*

   01- Reza com frequência, ainda que pouco de cada vez. Vem a tentação? Recorre logo a Nossa Senhora com uma breve oração. "Ninguém pode resistir se não se recomenda a Deus quando é tentado... Quem então não recorre a Deus, está perdido. A única defesa contra essas tentações é a oração. A castidade é uma virtude custosa. Não temos força para a guardar, sem o auxílio de Deus. E Deus só concede esse auxílio a quem o pede. Quem o pede, obtém-no certamente" (Santo Afonso).
   Ao levantar reza três Ave-Marias entremeadas da jaculatória: “Ó minha Mãe, livrai-me do pecado mortal”. E por que não farás também o propósito de rezar o terço todos os dias?
   02- Sê muito devoto dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Para que te concedam tão grande graça, oferece-lhes alguns sacrifícios, que tanto fortalecem a vontade. Os primeiros hão de ser, fugir dos perigos: livros, vistas, cinemas desonestos, conversas, más companhias. Podes acrescentar outros como: não fumar, não comer ou não beber tal coisa, não ir ao cinema, dominar a curiosidade, rezar, etc.
   03- Comunga muitas vezes. Quando Jesus estiver no teu peito, pede-lhe que te faça muito puro. Ouve estas palavras dum grande apóstolo da juventude: “Encontrei muitos rapazes que na sua vida se conservaram sempre puros, mas não conheço sequer um que tenha podido manter-se casto sem a comunhão frequente. Posso assegurar que os rapazes que conseguiram levantar-se para não mais cair, quando lhes pergunto a causa principal da sua vitória, respondem sempre: a Comunhão frequente. Note-se que falo de várias centenas de rapazes puros que conheço muito bem”.
   Quantas vezes hás de comungar? Responde o mesmo autor: “A comunhão mensal pode algumas vezes bastar para certos rapazes que não sentem tendências perigosas muito fortes. Entre oitenta encontrei só quatro que mo afirmaram. Todos os outros confessaram-me: sei-o por experiência, a comunhão mensal não basta” (Mons. Olgiati).
   04- Confessa-te com frequência. Seria bom procurares um sacerdote que te compreenda. E tomá-lo como confessor certo.
   Sê muito sincero com ele. Conta-lhe tudo. Não te envergonhes nem sequer de lhe dizer muitas vezes as mesmas coisas. Conhece bem as fraquezas dos rapazes. Com poucas palavras entende tudo.
   Propõe confessar-te logo, se for possível no mesmo dia, se alguma vez tivesses a desgraça de ofender a Deus. Como te atreves a deitar-te em pecado mortal? Podes acordar no inferno. Antes de adormecer faz sempre o Ato de Contrição.
    Quando te confessares, repara bem: se não estás verdadeiramente arrependido, podes fazer uma confissão nula ou sacrílega.
   05- Toma a resolução de fazer determinado sacrifício ou rezar tal coisa por cada vez que caíres. Alguns exemplos: confessar-te, rezar um terço, ouvir Missa, fazer cinco sacrifícios custosos, não ir ao cinema, ao futebol, não fumar, etc. escolhe qualquer destas coisas e cumpre-a fielmente. Foi assim que muitos rapazes mudaram de vida. Toma também tu esta resolução: “Por amor ao Imaculado Coração de Maria e para ser puro proponho fazer... por cada vez que cair em tal pecado”.
   06- Acredita. A pureza é difícil. Mas é tal o seu encanto que vale a pena empregar todos os esforços para consegui-la. Maria Santíssima é tua Mãe. E tão boa, tão tua Amiga, que te há de ajudar a lutar e vencer. Volta-te com muito amor e confiança para o Seu Coração Imaculado.

*Orações*

   Repete-as muitas vezes, sobretudo nos momentos de perigo, depois da Comunhão ou entre as duas elevações da Santa Hóstia.
   1- Coração de Jesus, Fonte de toda a pureza, tende piedade de nós.
   2- Sagrados Corações de Jesus e Maria, eu Vos confio a pureza do meu coração.
   3- Santa Maria, purificai o meu corpo e o meu coração. (300 dias de indulg.)
   4- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. (300 dias de indulg.)
   5- Ó Coração Puríssimo de Maria, Virgem Santíssima, obtende-nos de Jesus a pureza e a humildade de coração. (300 dias de indulg.)
   6- Sagrado Coração de Jesus, sou muito fraco e sem a Vossa ajuda tornar-me-hei um grande pecador. Pelo Vosso Coração Vos suplico com todo o fervor da minha alma que me façais puro. Tende compaixão de mim, afastai para longe os perigos, não me deixeis cair em tentação, dai-me um amor apaixonado à castidade e um amor tão intenso por Vós, que me leve a combater sempre com generosidade e coragem. Criai em mim um coração limpo, um coração digno de Vos amar e de amar a Vossa e minha Mãe Imaculada. "Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós". (300 dias de indulg.)
   Querido jovem, leia muitas vezes estes conselhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário