quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Presépio e sua origem


O Presépio talvez seja o símbolo natalino que mais remeta ao verdadeiro significado do Natal: o Nascimento de Cristo. A representação não segue uma regra fixa; o Presépio pode ser apenas uma pequena manjedoura com o Menino Jesus em um cantinho da casa até uma montagem em tamanho real em praças de cidades. O que importa, é claro, é o seu significado.

Segundo a tradição cristã, ele surgiu em 1223 com São Francisco de Assis, nas redondezas de Greccio, na Itália. O santo homem quis celebrar o Natal da forma mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um Presépio de palha com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebrada a Missa de Natal.

O sucesso do Presépio foi tanto que a ideia rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres europeias e nas classes mais pobres.

A palavra "presépio" vem do latim e significa estábulo, manjedoura. O Presépio serve para lembrar que Jesus escolheu um ambiente pobre e rude para Nascer. O ensinamento que se pode tirar desse fato é o valor da simplicidade, docilidade e fé, acima de tudo.

E pensando neste significado, aqui estão alguns lindos Presépios para você colorir, cortar e montar em sua casa e esperar a chegada do Natal!

01


02

03



04


Nenhum comentário:

Postar um comentário